Overblog Suivre ce blog
Editer la page Administration Créer mon blog
/ / /
antonio-veronese
-------------------------------------------------------------------------------------
Rio de Janeiro, Patrimônio da Humanidade

O Rio de Janeiro foi classificado pela UNESCO como patrimônio da humanidade! Estamos todos, evidentemente, muito orgulhosos! A parte que Deus fez,  como já dizia Tom Jobim, continua maravilhosa. Mas, no que compete aos homens fazerem, sob todos os parâmetros que mesurem civilização e civilidade, o Rio vai mal, muito mal! 

Comparado, por exemplo, a Curitiba, tão esquecida das filigranas da natureza, o Rio é hoje uma cidade embrutecida, incapaz de assegurar os direitos básicos do cidadão, irresponsavel na preservação de seus recursos naturais, acovardada no ríctus da sua cidadania, e infensa às conquistas do urbanismoConfirmam e refletem a crueza desta leitura o pauperismo dos números censitarios do turismo carioca quando comparados aos de outras cidades desprovidas de sua exuberância natural.

O Rio padece de um endemismo cujo vetor parasitário tem  três patas: a apatia do povo, a pusilanimidade da imprensa e o anacronismo das elites. Entre seus desvarios ressalto apenas dois, cometidos recentemente sob o olhar inerme dos cariocas: a imoralidade dos valores investidos na "reforma" do Maracanã -largamente suficientes pra dar aos hospitais públicos uma pátina de primeiro mundo-, e a absurdidade de versar 500 mil reais na difusão da sub-cultura-metastasica do funk, que seriam melhor empregados, por exemplo, no socorro à escola publica.

É por tudo isso que, ainda que orgulhoso, temo que a prestigiosa classificação da Unesco seja apenas uma veleidade a mais neste nosso macunaímico paraíso de exuberâncias e desvarios.

antonio veronese

 

 

 

( a irregularidade na acentuaçao deve-se às limitaçoes impostas pelo teclado francês)


 

 

 


Partager cette page

Repost 0

Présentation

  • : antonioveronese.over-blog.com
  • : La peinture d'Antonio Veronese
  • Contact

Recherche

Pages

Liens