Overblog Suivre ce blog
Editer la page Administration Créer mon blog
/ / /

 

DSCF4173.jpeg 

 

 

ANTONIO VERONESE 

  Menção Honrosa-Supremo Tribunal Federal- Brasília

  Menção de Congratulações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

  Artista convidado expositor-Carrousel du  Louvre, Paris
 

  Palestrante convidado- Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ


  Palestrante convidado - San Francisco State University-USA


  Palestrante convidado - Câmara Federal- Congresso Nacional Brasília


  Artista convidado - WE The People- San Francisco -USA-1995


  Palestrante convidado e expositor- 50 Anos da ONU- Mont Alverno CC- USA- 1995


 Artista expositor, Painel Save the Children- 50 anos das Nações Unidas


  Artista escolhido pela primeira dama Ruth Cardoso à Cumbra Esposas de Jefes de Estado-Chile- 1998


Artista convidado e expositor- UNESCO Paris, Salas Juan Miro'

 


  Artista convidado e expositor-  Italian Cultural Institut, de San Francisco- USA


  Artista convidado e expositor- Museu Asago- Japon


  Artista convidado e expositor - Musée Historique de St-Cloud- França


  Artista convidado e expositor-  Musée Rousseau- Barbizon França


   Artista convidado e expositor- Arts Paris- Grand Palais- Paris

  Artista  expositor - Fundacion Integra- Santiago do Chile


Artista expositor- Organization Païdos- Géneve- Suisse


Artista expositor- World Childhood Fondation- Berlin- Alemanhe


  Palestrante convidado- Comissão de Direitos Humanos- ONU-Geneva-Suíça


  Palestrante convidado e expositor- Universidade de Geneva, Suíça


  Artista convidado e expositor-Missão Brasileira às Nações Unidas- N. York


  Artista convidado e personagem do "Gente que Faz"- Bamerindus


  Autor de "Just Kids", simbolo do UNICEF -Pontifícia Universidade Católica- Rio de Janeiro


  Artista convidado, exposição inaugural da Sala Cândido Portinari- MNBH- Rio de Janeiro


   Menção Honrosa -Prêmio Sócio-Educando- Instituto Latino Americano das Nações Unidas


 Artista convidado e expositor- Mairie du 6ème à Paris


Artista convidado e expositor, 150 anos de Angelus de Millet- Barbizon- France


   Artista convidado e expositor à Feira Europeia de Arte Contemporânea à Lille- France


 Artista convidado e expositor- Salão Negro do Congresso Nacional-Brasília


Artista convidado, expositor - Art Paris, Grand Palais, à Paris


   Artista expositor- Permanent Collection- Museo Italo-americano de Fort Mason- S. Francisco- USA


 Artista convidado expositor, Espaço Cultural da Camara Federal, Brasília


 Artista convidado expositor residencia oficial da liderança da Camara, Brasília


Artista convidado expositor, painel Tensão no Campo, Congresso Nacional- Brasília


  Artista convidado e expositor- Mont Alverno ONU Conference Center- Redwood City- Califórnia


  Artista palestrante expositor Conferência Education- Museu de Arte Moderna- Rio de Janeiro


  Artista convidado expositor MNBA- Rio de Janeiro (1998 /1999/ 2001)


   Artista convidado expositor Museu da Republica- Rio de Janeiro


  Artista convidado expositor Academia Brasileira de Imprensa- ABI- Rio de Janeiro


  Artista convidado palestrante- San Francisco State University, USA


  Artista convidado expositor- Museu da Cidade de São Paulo, Páteo do Colégio, São Paulo


  Artista convidado palestrante-Camara Federal, Congresso Nacional, Brasília


  Artista convidado expositor- painel Just Kids, Espaço Cultural, Camara Federal, Brasília


  Artista representante do Brasil no WE de People  5Oth Anniversary ONU- San Francisco, USA 


  Artista laureado- Prêmio Sócio-Educando, Instituto Latino Americano das Nações Unidas


 Artista expositor, painel Famine, Nações Unidas, Nova York ...

 

 

 

 


Antonio Veronese, Sucesso da arte brasileira em Paris- Revista Veja:

http://veja.abril.com.br/noticia/variedade/antonio-veronese-exposicao-arte-franca-pintura-475117.shtml#quadro2

 


 

Frases pinçadas de entrevistas:

http://antonioveronese.over-blog.com/article-antonio-veronese-61624301.html

 

 

 

o globo, folhasp, estadão, jb, veja, le figaro, la vie...

http://antonioveronese.over-blog.com/pages/o-globo-jb-veja-folha-estadao-5975652.html 

  

 

Veronese à St-Cloud- juin 2009 059 

Antonio Veronese - Musée Historique de Saint-Cloud

Centre des Monuments Nationaux-France

 

 

 



La peinture latino-américaine du XXe siécle:

                DSCF1303 

Un zoom sur 11 «jeunes» peintres prometteurs ou déjà confirmés, et qui ont de bonnes chances de laisser leurs noms dans l’histoire:

Marió Murúa, né en 1952 (Chili)
Antonio Veronese, né en 1953 (Brésil)
Arturo Montoto, né en 1953 (Cuba)
Elena Climent, né en 1955 (Mexique)
Marta Araya Maraya, né en 1960 (Costa Rica)
Roberto Mamani Mamani, né en 1962 (Bolivie)
Aurelio Garcia, né en 1964 (Argentine)
Tatiana Cañas de Montes, née en 1966 (Salvador)
Pedro Sandoval, né en 1966 (Venezuela)
Juan Carlos Nañake Torres, né en 1971 (Pérou)
Elmer Ciserón Bautista, né en 1975 (Honduras)

http://www.graphiste-webdesigner.fr/blog/2011/05/la-peinture-latino-americaine-au-xxe-siecle-jusqua-nos-jours/

 

 

 

 

 

Affiche Saint Gérmain de Près 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

            DSCF9598

Salon du Vieux Colombier, Mairie du 6e à Paris

 

 

 

 

 

 

 

DSCF7332 

 

Suite Sixtine

 

 

 

 

 

 

LA VIE

  

DSCF1329

 

 Exposition de Veronese classé  3 étoiles, à Paris - La Vie Magazine
Exposição de Veronese classificada com 3 estrelas, em Paris- La Vie , Magazine

 

 

   ___________________________________________________________________


 

 à suivre ci-dessous:

  

 

  

 

 Des tableaux marqués par la souplesse et la sensibilité. Quelque chose de personnel, une touche de spontanéité des visages. Uniques et pris aussi dans les processus voulu par l´artiste de la répétition. Un pour tous et tous ensembles. Des visages d´un monde âpre. A la marge… Le Figaro-Culture

 


Pintura marcada pela delicadeza e sensibilidade. Qualquer coisa de pessoal, com um toque de espontaneidade nos rostos. Únicos, ainda que dentro de um processo de repetição buscado pelo artista. Um por todos, todos juntos. Rostos de um mundo hostil. Marginal… Le Figaro-Culture

 

              

DSCF9371

 

 


contacts:

antonioveronese@hotmail.com

  MERCREDI 24 NOVEMBRE 2010

  

 

 

          DSCF1168

cliquez 2 fois sur les images pous les agrandir

 

 


Veronese è autor de Tensao no Campo, simbolo do MST

Congresso Nacional-Brasilia

Tensao no Campo (La Marche)Antonio Veronese-Museu da Camara Federal

La Marche- Parlement du Brésil- Brasilia 

http://www2.camara.gov.br/a-camara/conheca/museu/Acervo/paginas/pg_Obra00118.html

 

 


 

   

 

 

 

 

 

 


        DSCF0213


 

 

 

 

Antonio Veronese au Musée Historique du Domaine National de St-Cloud

 

MERCREDI 24 NOVEMBRE 2010

Veronese, por Betty Milan

Conheci o pintor Antonio Veronese na Capela da Humanidade em Paris onde ele fazia, em 2003, sua primeira exposição na França, “Rostos do Silêncio”. Veronese teve sucesso de crítica e venda. Entre as telas expostas estava “Choro”, que pertence à Rainha da Suécia e que se transformou em um ícone mundial da denúncia de violência contra crianças.Veronese tem uma obra considerável com mais de trinta exposições individuais, além de painéis e polípticos em lugares chaves: “Save the Children” nas NaçõesUnidas; “Tensão no Campo” (A Marcha) no Congresso Nacional em Brasília; “Dormindo na Rua” na Universidade de Genebra; “ Brasileiros” no Museu Nacional de Belas Artes no Rio; “Just Kids” símbolo do UnICEF para os 10 anos do ECA… Tal sucesso é decorrente de sua originalidade temática pois ele focaliza os rostos de seres que ninguém pinta, e do seu modo de fazer arte: fechado em seu atelier na Floresta de Fontainebleu, entrega-se durante horas ao pincel e se deixa levar por ele até que o rosto revelado suspenda o movimento… Até que ele ouça, sem escutar, “eu estou aqui!” . Um devoto do inconsciente! Por isso, o que ele faz é sempre surpreendente. Milhares de rostos produzidos obsessiva e incansavelmente para emocionar, seduzir,… provocar admiração, desprezo, repulsa ou reflexão.

A Arte de Veronese é indissociável da vida …  Assim é sua tela “Petite Putain”, na qual ele trabalhou meses, a fio em seu atelier de Barbizon; de início procurando na França o modelo a que o pincel o fez renunciar… A “Petite Putain” nasceu, para ser eterna …nesta tela, digna dos grandes expressionistas, é a condição dramática da pequena puta que se evidencia… olhos cerrados e a expressão de quem não está, assimetria entre a cabeça e corpo…seios como pomos e o sexo tão inacessível entre suas pernas que o ato sexual só pode ser sinônimo de estupro.Sua palheta, paradoxalmente, é predominantemente rosa.

Veronese é o pintor-poeta dos inocentes. Um artista de grande fôlego que, sendo absolutamente brasileiro, é universal.

Betty Milan-Psicanalista e escritora, correspondente da Folha de São Paulo em Paris. Titular da coluna “ Fale com Ela”, da Revista Veja.

 

 

DSCF9361

 

 

 

 

 

 

 

MERCREDI 24 NOVEMBRE 2010

 

O Rosto de Veronese

 

A busca, quase obsessiva, do rosto…Somente o rosto, porque nele está a concentração de tudo, o substrato… Mas o desafio não é o rosto acadêmico, submetido às regras da anatomia e da perspectiva…não!! O rosto de Veronese é de uma síntese provocadora, quase abstracionista. Nele não há o arcabouço ósseo nem, por vezes, a concepção correlata das duas metades da face. Mas atenção, porque esse falso simplismo vem impregnado de um comovente humanismo. Em 2003, ameaçado de morte no Rio em decorrência da denúncia que faz sua pintura, Veronese deixa o Brasil para viver na França. Deixa o país mas não seu engajamento. Em mostras nos Estados Unidos, Suíça, e França, continua a mostrar obsessivamente esses rostos, dando cara aos que não têm direito à uma imagem, uma forma de reagir à sua própria perplexidade Sua primeira exposição em Paris, Visages du Silence, abre surpreendente espaço na imprensa francesa de primeira linha. A mostra prevista para durar 15 dias, acaba prorrogada por três vezes, ficando em cartaz sessenta dias. Convidado pelo Jornal da Tarde, do Grupo Estado, para dar sua opinião sobre a Bienal de São Paulo 2002, resumiu com uma frase sua posição: “ há mais emoção e história numa simples aquarela de Egon Schiele do que em todo o pavilhão da bienal paulistana”. Diferentemente da maioria dos artistas que se expressa exclusivamente através de sua arte, Veronese manifesta-se constantemente, publicando artigos e dando entrevistas… engajado e sem medo do clichê! Para ele o artista tem, especialmente no Brasil, “le devoir de l´insolénce”. Afastado fisicamente do Brasil, mas, jamais, emocionalmente dos problemas de seu país, o pintor continua a rugir das profundezas do seu atelier em meio à Floresta de Fontainebleu, como quando em reação às eleições legislativas de 2006: “…somos um povo que adora creditar suas mazelas à classe política, mas que nega a reeleição a Antonio Carlos Biscaia e faz de Maluf o mais votado do pais…”Crítico feroz da passividade carioca diante da septicemía da violência, diz em entrevista à Rádio France que“… está na hora do Rio olhar-se no espelho pois, sentir vergonha, já é um bom começo!” Em 1990 Tom Jobim escreveu no convite da Exposição Tensão no Rio na Galeria IDEA:”…na pintura de Veronese estão os personagens do que ele chama de guerra civil carioca”. Seus rostos traçam um perfil angustiante desses nossos “tempos de cólera”.

Paulo Gayarsy

  •  
 
 


suite sistina 9

_____________________________________________________

 

 

 

 

 


suite sistina 10


  •  
 
MERCREDI 24 NOVEMBRE 2010

 




Antonio Veronese à Paidos- Génève

Rencontre de Païdos et d’Antonio Veronese. L’association a rencontré Antonio Veronese lors de sa venue à Genève en 1997, pour la défense des droits du Mouvement de Sem Terra (Paysans Sans Terre) face à l’ONU. A cette occasion nous avons sollicité Antonio Veronese qui a contribué à l’exposition Les enfants en marge.

Association Païdos- Genève

http://www.paidos.org/na_expos_archives_prison.html

 


Le travail d’Antonio Veronese …je pense que c’est une expérience très belle que nous devons communiquer à tous.” Francisco Welfort, Ministre de la Culture, Brésil


Antonio Veronese parFrancisco Brennand- sculpteur

” Antonio Veronese est un artiste complet, en qui les préoccupations esthétiques se confondent avec les qualités humanistes.    Francisco Brennand


Antonio Veronese por Francisco Brennand-sculpteur
Francisco Brennand

” Antonio Veronese trata-se de um artista completo, cujas preocupações estéticas se confundem com qualidades humanísticas.    Francisco Brennand

 

 

 


______________________________________

DSCF9325

 



Faça Sua Parte Companheiro// Artigos publicados em Português:

www.antonioveronesephotos.blog.com

 

 

dscf7522
600 Enfants

Imaginez une salle de classe petite et sombre aux murs suintants avec quarante-six enfants. Vingt-cinq sont noirs, douze mulâtres et neuf blancs. Seize ont des poux, quatre on la gale, onze de la conjonctivite, un a le corps bardé de furoncles. Vingt- trois sont couverts de cicatrices résultant d´agressions, douze ont déjà été blessés par balles, quatre au couteau, trois présentent des marques de brûlures. Vingt-six sont analphabètes, douze n´écrivent que leur nom, vingt-huit sont orphelins de père, hui de mère et six de père et mère. Dix-neuf ont été violés, trente-neuf ont déjà fumé de la marijuana, quarante et un ont respiré de la colle, vingt-deux sont drogués à la décoction de champignons, sept ont des tics nerveux, dont le bégaiement. Un est hypermétrope et souffre d´une cataracte dégénérative, un a une pneumonie, un probablement la tuberculose, un a la peau de la jambe droite si fragile suite à des brûlures au troisième degré qu´elle se rompt au moindre contact, vingt-trois ont des maladies vénériennes, six sont condamnés à mort par les narcotrafiquants, onze ont de sérieux désaccords au sein de leur propre communauté ou au sein de la prison, un a sur le corps dix-huit cicatrices de brûlures de cigarettes et a complètement perdu l’articulation de son coude gauche après avoir été attaché et traîné par une voiture. Cette salle de classe, dans une prison pour mineurs, dégage un mélange d’odeurs de dérangements intestinaux et de sueur. Ce groupe de malheureux ne dérange plus; on l’a retiré des rues, il ne met plus personne en danger. Ce groupe est mal-né, a grandi mal nourri ; dès l’enfance ils ont été battus comme s’ils étaient grands ; encore impubères, ils ont pratiqué le sexe comme des adultes… Ce groupe de misérables a vite découvert qu’une goutte de colle de cordonnier éloigne la faim et aide à dormir et que son coût est dix fois inférieur à celui d’un hamburger. Ce groupe d’enfants, complètement orphelins de l’Etat, a bien essayé de trouver un emploi mais a fini par céder aux appels des sirènes des trafiquants, avec leurs propositions d’argent facile et d’émotions sans limites. Ce groupe, au passé tragique et au futur sombre, est réuni dans cette classe, dans la torpeur d’un après-midi, pour écouter Mozart et peindre à l’huile. Il est surprenant de constater que le travail qui sort de cet atelier enchante et révèle, malgré tout, une réminiscence d’âme d’enfant chez ces gamins au vilain visage et à l’histoire triste. Grâce à l’apprentissage de la peinture et à l’écoute de la musique, plus de cinquante pour cent d’entre eux verront leurs peines réduites et seront considérés réadaptés à la société. Stimulés par des activités esthétiques et culturelles, ils s’émeuvent et récupèrent rapidement leur estime de soi et leur dignité. La violence à l’intérieur du groupe chute à zéro, sa récidive, trois fois moindre. Rien qu’à Rio, plus de cinq cents enfants sont assassinés chaque année. Cinq mille cinq cents subissent des lésions corporelles graves et soixante et onze pour cent de tous les enfants de Rio, indépendamment de leur classe sociale ou de la géographie urbaine, pâtissent de maladies psychosomatiques causées par la peur. Je viens de présenter devant la Commission des Droits de l’Homme aux Nations Unies, les photographies de cent soixante de ces enfants avec lesquels j’ai travaillé et qui ont en commun des corps marqués de quantité de cicatrices dues à la violence urbaine, domestique et policière. Les chiffres du recensement de la violence contre les mineurs à Rio nous permettent d’affirmer qu’il y a un génocide de jeunes en cours au Brésil ! C’est de cela dont nous devons nous occuper en priorité! (Texte publié par  Veronese, maître de peinture dans les prisions de mineurs au Brésil)

                               Chico Buarque e Antonio Veronese

Tv E-1994- Com Chico, ao fundo painel desaparecido

 

Partager cette page

Repost 0

Présentation

  • : antonioveronese.over-blog.com
  • : La peinture d'Antonio Veronese
  • Contact

Recherche

Pages

Liens